O Botafogo oficializou a contratação de Davide Ancelotti, filho do consagrado técnico Carlo Ancelotti, para assumir o comando técnico da equipe principal. Aos 35 anos, o italiano terá sua primeira experiência como treinador principal após anos atuando como auxiliar técnico ao lado do pai em clubes de elite do futebol europeu e na Seleção Brasileira.
Davide Ancelotti no Botafogo: início de uma nova era
O acordo foi fechado neste domingo (6), e a chegada de Davide ao Rio de Janeiro é esperada ainda nesta semana. Ele não deverá estar à beira do campo no confronto contra o Vasco, no próximo sábado (13), pelo Campeonato Brasileiro. Com isso, o auxiliar permanente Cláudio Caçapa deve comandar a equipe interinamente.
Trajetória de Davide Ancelotti
Davide iniciou sua carreira ao lado do pai em 2012, como membro da comissão técnica no Paris Saint-Germain, e desde então o acompanhou em clubes como:
- Bayern de Munique
- Napoli
- Everton
- Real Madrid
- Seleção Brasileira
Apesar da experiência em grandes centros do futebol mundial, esta será sua estreia como técnico principal. No Botafogo, Davide terá liberdade para montar sua própria comissão técnica, que ainda está em fase de definição.
Estilo de jogo: ofensivo, vertical e moderno
Davide é conhecido por adotar ideias de jogo ofensivas e verticais. Em entrevistas anteriores, declarou que vê o PSG como um modelo de intensidade e ousadia. Ele valoriza a construção desde a defesa, aposta em transições rápidas e preza por times que dominem a posse de bola com agressividade.
Botafogo busca estabilidade após saída de Renato Paiva
A chegada de Ancelotti Jr. marca o sétimo técnico da era SAF do Botafogo, desde a venda do futebol para o investidor John Textor, no fim de 2021. A média de permanência dos treinadores tem sido de seis meses, e apenas Luís Castro superou um ano à frente do time.Davide substitui Renato Paiva, que foi desligado após a eliminação do clube na Copa do Mundo de Clubes da FIFA, diante do Palmeiras.