Neste artigo vamos abordar um tema que considero, sem qualquer sombra de dúvidas, o assunto mais importante dentro das apostas, gestão de banca. Vamos passar rapidamente sobre o básico para quem está na fase inicial e vamos falar sobre gestão de banca para quem já tem um método de trabalho consolidado. Além disso, trataremos sobre quando e como calcular a stake e também recalculá-la.
Gestão de Banca Para Iniciantes
Vamos começar falando sobre o mais básico possível. Se por acaso caiu de paraquedas neste texto e não tem ideia de como apostar, ou se ainda tens um conhecimento básico, mas não sabe como fazer gestão de banca numa fase inicial, o ideal a estes casos é não inventar.
Como Fazer Gestão de Banca
Entendendo que você já passou pela fase citada acima, compreende-se que possui um método no mínimo lucrativo e que possui um volume grande dentro de um longo prazo para que possamos pesar cada número de forma a construir a melhor gestão de banca possível para o próprio método.
Gestão Matemática
Chamamos isso de gestão matemática. Vamos a ela.
O “e” neste caso significa o número de Euler, que nada mais é do que uma constante, ou seja, não altera. Então basta usarmos o próprio “e”. Esta constante será elevada no seguinte expoente: -2, multiplicado pela média, que é multiplicada por “X” (que nada mais é do que a porcentagem de perda que deseja), e isso tudo dividido pelo desvio padrão ao quadrado. Mostrando no excel fica bem mais fácil compreender:
Temos aqui os números em decimal, já que estamos falando de porcentagens. No primeiro mês lucramos 30%, no segundo perdemos 10% e assim por diante. Logo abaixo temos a média já calculada, o desvio padrão também já calculado, o risco no qual queremos tomar (o nosso “X” da fórmula) e na sequência a fórmula já operada:
O nosso “X” é igual a 1 neste caso, pois queremos saber qual a probabilidade de quebrarmos a banca. Se por acaso quiser saber a probabilidade de perder metade da banca, o “X” será 0,5 e assim por diante.
Talvez não seja tão simples assim de compreender tudo isso, mas se você ler umas 2 ou 3 vezes certamente compreenderá a lógica e ficará fácil para que possa aplicar em seus próprios métodos.
Recalculando Stake
Para fechar este assunto da melhor maneira, vamos também falar sobre como recalcular a stake em caso de determinado crescimento ou perda de parte da banca. Neste caso também dependerá de cada método e de quanto ele varia, porém vamos abranger de forma mais generalizada.