Luis Enrique não resiste à eliminação precoce na Copa do Catar e não é mais o comandante técnico da seleção espanhola. O técnico que ganhou fama de ‘treinador streamer’ nesta Copa chegou em Madrid com sua saída já anunciada, na manhã desta quinta-feira (8).
A decisão foi comunicada ao treinador pelo próprio presidente da Federação Espanhola, Luis Rubiales, junto de seu diretor esportivo, José Francisco Molina.
O cargo será assumido por Luis de La Fuente, que comandava a seleção espanhola sub-21. De La Fuente trabalha com as categorias de base da seleção nacional desde 2013, e de lá para cá já conquistou títulos como a Eurocopa Sub-21 e a Sub-19.
O treinador streamer nas horas vagas
Durante a disputa da Copa do Catar, Luis Enrique virou um dos assuntos mais comentados nas redes pelo seu estilo inovador de se conectar com os torcedores e fãs da seleção espanhola.
O ex-atacante espanhol criou uma conta no Twitch e realizou livestreams diariamente para falar sobre a competição e responder os mais variados tipos de perguntas dos internautas.
Com mais de 1 milhão de visualizações em sua primeira live, o comandante da Fúria se tornou um dos streamers mais buscados da plataforma nas últimas semanas, com mais 845 mil seguidores.
Mais uma eliminação espanhola nas oitavas
A eliminação para o Marrocos de Ziyech e Hakimi nos pênaltis foi chave para a decisão da RFFE (Real Federação Espanhola de Futebol) em encerrar o trabalho de Luis Enrique Martínez.
O mundial do Catar passa a ser a segunda edição da competição seguida em que os espanhóis caem nas oitavas e na cobrança de pênaltis.
A ineficiência do ataque espanhol durante a partida foi tanta, que nem nas cobranças de pênalti a Fúria balançou as redes.
Foram 3 pênaltis convertidos pelos marroquinos contra nenhum por parte dos espanhóis. O goleiro, Bono, interveio bem em todas as quatro cobranças da equipe de Luis Enrique.
No Brasil, a classificação marroquina foi bastante comemorada nas redes sociais. Afinal, o brasileiro sempre acaba ‘adotando’ uma segunda equipe durante as copas, como foi o caso da Croácia em 2018.
Ainda mais quando se trata de uma das favoritas ao título como a ‘Fúria’, que chocou o mundo depois de golear a Costa Rica por 7 a 0 na estreia.
Falas polêmicas do treinador
Como Luis Enrique utilizava o Twitch para dar entrevistas e fazer comentários sobre as partidas, muito se ouviu do ex-treinador do Barcelona. Mas algumas de suas falas repercutiram muito por serem um tanto quanto polêmicas.
Como quando disse que a seleção espanhola jogava o melhor futebol da competição, logo após o empate da sua equipe diante da Alemanha, na 2ª rodada do Grupo E.
O treinador reconheceu o favoritismo da seleção brasileira e da França mas reiterou que não teme ninguém.
Após a derrota para o Japão na última rodada da fase de grupos, ‘el Mister’ negou as acusações que sugeriam que sua equipe entregou a partida para evitar cair no mesmo lado do chaveamento que a seleção brasileira.
“Começamos o último jogo em primeiro lugar, depois ficamos em segundo e por três minutos em terceiro. Todo mundo fala que o Brasil tem que ser evitado, mas se a Suíça conseguisse fazer mais um gol terminaria em primeiro no seu grupo, e o Brasil em segundo. Quem garante que o Brasil venceria contra a Espanha? Ninguém ganhou os três jogos”, respondeu.
Novo treinador da Fúria
Com futuro indefinido, Luis Enrique tinha contrato com a RFFE exatamente até o fim desta Copa do Mundo.
Ao anunciar a mudança no comando técnico, a federação espanhola enalteceu publicamente o trabalho de renovação da equipe nacional realizado pelo treinador desde 2018, quando assumiu o cargo, e agradeceu pelos serviços do espanhol.
O escolhido para substituir o ex-Barcelona foi Luis De La Fuente, que comandava a equipe sub21 da seleção espanhola.
De La Fuente foi o treinador que levou a Espanha até a final das Olimpíadas de Tóquio (2021) contra o Brasil de Richarlison e Daniel Alves. O ouro, no entanto, ficou com a seleção brasileira pela segunda vez consecutiva.
Nascido em Haro, cidadezinha próxima a Bilbao, De la Fuente é muito lembrado por alavancar a carreira de craques do futebol espanhol, como Rodri, Marco Asensio, Pedraza, Dani Ceballos e Vallejo.
Por que apostar na Copa do Catar pela Pixbet?
Porque a Pixbet é literalmente a casa da Copa do Mundo no Brasil. Você encontra todos os jogos da Copa do Catar por lá com odds consideravelmente mais altas que em casas de apostas estrangeiras. Aproveite a velocidade do saque mais rápido do Brasil, via Pix, instantâneo e seguro. Tá esperando o quê?!