
O Palmeiras é um dos representantes brasileiros no novo formato do Mundial de Clubes da FIFA e integra o Grupo A da competição, ao lado de Porto (Portugal), Al Ahly (Egito) e Inter Miami (Estados Unidos). A equipe comandada por Abel Ferreira estreia no dia 15 de junho, contra os portugueses, e fará dois jogos em Nova Jersey e um em Miami.
O torneio será disputado entre 14 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos, e conta com 32 equipes divididas em oito grupos. Os dois melhores colocados de cada chave avançam para as oitavas de final.
Adversários do Palmeiras no Grupo A
Porto (Portugal)
O Porto chega ao Mundial após ser selecionado pelo ranking da UEFA, tendo participado das quatro edições da Champions League consideradas para a classificação. Apesar do histórico vencedor, vive uma temporada instável. O clube terminou o Campeonato Português em terceiro lugar, garantindo vaga na Europa League, mas ficando novamente fora da Liga dos Campeões.
A principal mudança recente foi no comando técnico: o argentino Martín Anselmi, campeão da Sul-Americana com o Independiente del Valle em 2022, assumiu o time no início de 2025. O elenco passa por reformulação, mas ainda é competitivo e tradicionalmente forte em torneios internacionais.
Al Ahly (Egito)
Maior campeão do Egito, o Al Ahly continua sendo dominante no cenário africano. A equipe venceu quatro das últimas sete edições da Liga dos Campeões da CAF e é multicampeã no torneio nacional, com oito títulos nas últimas dez temporadas.
No último torneio internacional, a Copa Intercontinental, parou nas semifinais contra o Pachuca, do México, nos pênaltis. O espanhol José Riveiro é o técnico da equipe, que já protagonizou duelos marcantes com o Verdão nos Mundiais de 2021 (vitória egípcia) e 2022 (vitória brasileira).
Inter Miami (Estados Unidos)
Comandado por Javier Mascherano, o Inter Miami será o adversário mais midiático do grupo por conta da presença de Lionel Messi, principal estrela do futebol norte-americano. Além dele, o clube reúne ex-companheiros do craque no Barcelona: Luis Suárez, Sergio Busquets e Jordi Alba.
A equipe se classificou por ter sido a melhor da temporada regular da MLS passada, mas em 2025 caiu na semifinal da Copa dos Campeões da Concacaf. No torneio local, briga pela liderança da Conferência Leste. Atuando em casa, pode ser um adversário perigoso.
Como chega o Palmeiras
O time de Abel Ferreira conquistou a vaga no Mundial ao vencer a Libertadores de 2021 e chega com moral após campanhas competitivas em todas as frentes em 2025. A preparação para o torneio começou na última quinta-feira (5), após breve período de descanso.
No entanto, o elenco iniciou os treinos com oito desfalques: Estêvão, Gustavo Gómez, Richard Ríos, Piquerez, Facundo Torres e Emiliano Martínez estão com suas seleções principais, enquanto Luighi e Benedetti estão com a Seleção Brasileira Sub-20. Todos devem se juntar ao elenco diretamente nos Estados Unidos.
O técnico Abel Ferreira não tem baixas por lesão e poderá contar com força máxima para a estreia. Segundo o lateral Giay, a equipe está focada exclusivamente no torneio:
“Jogamos Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores… Agora estamos 100% voltados para o Mundial. É uma competição especial e temos vários dias para nos preparar da melhor maneira”, afirmou o jogador ao site oficial do clube.
A delegação do Verdão embarca para os Estados Unidos na próxima terça-feira (10), com o objetivo de conquistar o título inédito e apagar de vez a frustração das campanhas passadas.
Expectativa alta e chance de fazer história
O Palmeiras chega ao Mundial de Clubes da FIFA 2025 com um elenco competitivo, comando técnico consolidado e grandes expectativas da torcida. Inserido em um grupo equilibrado, o Verdão terá pela frente adversários experientes e midiáticos, como o tradicional Porto e o estrelado Inter Miami de Lionel Messi. Com foco total na competição e o objetivo de conquistar o título inédito, o clube paulista terá a oportunidade de escrever um novo capítulo em sua história internacional. Agora, é ver como a equipe se comportará em solo norte-americano e se conseguirá finalmente levantar a tão sonhada taça mundial.